CARTILHA DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS - AVALIAÇÃO DE CASAS

 

1- Faça uma pesquisa sobre o valor do terreno sem edificações, se não for possível ter uma avaliação de um terreno do mesmo tamanho, obtenha o valor do metro quadrado e multiplique pelo tamanho do terreno do seu imóvel, Caso não possuam terrenos vagos e não se possa ter uma idéia do valor do terreno vazio, tente pesquisar o preço do metro quadrado da terra com orgãos da prefeitura, ou outros locais com as mesmas características em sua região ou bairro.

2- Observe se os terrenos avaliados estão em uma situação privilegiada, mal posicionados ou com declividade acentuada, faça uma relação entre estes fatores, para obter o valor estimado.

3- Pode-se tentar ter uma referência de preço observando o valor do bem no IPTU, Em alguns casos podem-se ver as diferenças de valores de IPTU entre os lotes mais valorizados e menos valorizados, mas tome cuidado pois na maioria dos casos o IPTU não ilustra o valor real do bem.

4-Após avaliar o terreno é hora de avaliar a edificação, procure saber qual o tempo de construção da casa, quanto mais antiga menor a avaliação.

5- faça uma avaliação do nível do acabamento e dos materiais empregados na construção, leve também em consideração a arquitetura, quanto mais refinado o acabamento e a arquitetura mais cara será a avaliação.

6- Busque o valor que custaria a construção deste bem por metro quadrado, busque índices de construção que são fornecidos por órgãos , construtoras e etc, o SINDUSON oferece um valor para vários padrões de construções, que poderá servir de parâmetro.

7- verifique alguns aspectos opcionais, como nível de ruído, posição do sol, infra-estrutura, vizinhança ( se tem bares, hospitais, ou é eminentemente comercial.)

8- veja as edificações acessórias, se estão em condições de agregar valor a avaliação.

9-Mostre o seu critério para seu cliente, isto fará com que ele tenha mais segurança em seu preço.

10- Lembre-se de que em muitos casos o cliente tem uma avaliação própria do bem, evite contestá-lo, se for o caso da avaliação do cliente estar muito acima do preço, alerte-o sobre a dificuldade de se vender sob estas condições.

11- Por fim use o nosso “formulário de descrição e avaliação do imóvel” ( clique aqui para baixar ) , que poderá ser baixado em seu computador na página “Facilidades para o Corretor” no sitedoscorretores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...