O SEGREDO DO SUCESSO É VOCÊ. E NADA MAIS!


A grande maioria de profissionais do mercado acredita que o sucesso está na formação ou faculdade em que cursa. Agora lhe pergunto: porque é que tanta gente consegue atingir o seu sucesso sem uma formação incrível?



Recentemente uma pesquisa publicada no Wall Street Journal, mostrou que 40% dos presidentes das principais companhias americanas não possuem um MBA e ainda 6,7% das empresas de consumo não têm sequer uma graduação.


Ainda no mercado brasileiro é possível ver alguns exemplos de sucesso sem que tivesse no currículo uma formação extraordinária ou algo que fosse tão distante de outras pessoas, mas uma diferença que assume neste caso é o foco e a determinação de alcançar o lugar desejado. Como um exmplo, um simples camelô que começou com doze reais emprestados. Nenhuma formação acadêmica e apenas dois segredos: ambição e o sorriso.

Por mais renomado que seja o curso prestado, a máquina humana ainda será superior a qualquer obstáculo ou dificuldade que o profissional possa passar. A capacidade de um profissional de assumir toda a responsabilidade, aguentar a pressão das suas metas, ter soluções criativas, ajudar sua equipe, se reinventar a cada dia e tantas outras não se aprende dentro de uma sala de aula, e são estas as qualidades que mais fazem a diferença no dia-a-dia.

É importante avaliarmos mais as qualidades que formam o profissional quanto pessoa, pois são estas que farão todo o conhecimento técnico vir à tona, podendo usá-lo nas situações em que se precisam.

Hoje as empresas estão assumindo uma visão de que a Gestão de Pessoas pode ter uma posição de maior importância nos resultados empresariais. É visível que os exemplos de ações diferentes na formação de profissionais mais capacitados em suas qualidades pessoais estão ficando cada vez mais evidentes e sendo apresentadas com resultados mais expressivos. É o resultado de que quanto mais se tem profissionais capacitados, mais os resultados se tornam lucrativos e satisfatórios para a empresa. Cursos de liderança, empenho para melhor o clima organizacional, desenvolvimento de funcionários estão cada vez mais evidentes.

Profissionais de todas as áreas têm de lidar constantemente com um mercado altamente competitivo, com cada vez mais profissionais com habilidade diferentes, cada vez mais profissionais diferenciados e cada vez mais novos e o que diferencia os escolhidos, na maioria das vezes, são as qualidades pessoais que agregarão mais resultados para a empresa.

O que precisamos avaliar, de imediato, são estas qualidades que nos farão diferentes. Algumas delas são:

Produtividade

Em qualquer área, não importa o cargo, produtividade sempre será notada. Esta qualidade é o resultado de uma série de outros fatores como: organização, foco, dedicação e priorização de atividades. Em tempos, e empresas, modernas não existe mais a visão de 'chegar mais cedo e sair mais tarde' para ser diferenciado.

Relacionamento

Ninguém tem sucesso trabalhando sozinho. Em algum momento a ajuda ou relacionamento com outras pessoas fazem a diferença e abre o caminho para subir na carreira. Entende-se por relacionamento, o network, os contatos, as referências e tudo mais que pode te favorecer perante as demais pessoas. Troca de favores ou puxa-saquismo jamais entrará nesta lista.

Dedicação

Dedicação é o sentimental de cada profissional e não se têm nenhuma relação com deixar que o trabalho atrapalhe a sua vida pessoal. Cada coisa na sua hora. A dedicação é o sentimento que o profissional demonstra em querer apresentar resultados melhores e poder se destacar dentro da empresa. Esta qualidade mede a vontade e felicidade do profissional em estar naquela cadeira.

O que pretendo passar com este artigo é a visão de que o sucesso não é predestinado. O sucesso é um resultado de ações promovidas pelo ser humano na atitude ser hoje, melhor do que foi ontem. Não é uma só faculdade ou curso que irá promover uma carreira de sucesso, mas sim as atitudes pessoais daquele profissional que têm como foco, o último degrau.

E então, o que você vai fazer amanhã? Subir um degrau, ou sentar e ficar neste mesmo a vida toda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...