INVESTIMENTO SEGURO

Conheça as vantagens de aplicar o seu dinheiro em empreendimentos imobiliários

Na última década, os imóveis localizados na RPT (Região do Polo Têxtil) valorizaram em torno de 10% a 15% ao ano. A estimativa é do diretor de uma imobiliária em Americana, José Roberto Renesto. Para os investidores, essa é uma informação tentadora. Mas realmente investir no mercado imobiliário é um bom negócio?

Segundo Renesto, é a aplicação mais indicada para quem quer ter segurança e tranquilidade. "O investimento em imóvel é seguro, obviamente tomando os devidos cuidados na hora da aquisição, avaliando bem o tipo de imóvel, a idoneidade documental, tanto do vendedor como do imóvel", explica.

Quem compartilha a opinião é o presidente do Secovi-SP (Sindicato da habitação), Claudio Bernardes. "É muito mais seguro que qualquer outro tipo de renda. Quem viveu na época do Collor, quando tiraram o dinheiro de todo mundo, deixando apenas R$ 50, entende muito bem o que é a segurança de um investimento imobiliário", ressalta.

De acordo com Bernardes, é mais seguro aplicar em imóveis a bancos. "Normalmente as pessoas comparam o quanto ganharão por mês se comprar um imóvel ou se aplicar no banco. Porém, esquecem que o dinheiro está desvalorizando e o imóvel está valorizando. No imóvel não está incluso a valorização que está ocorrendo a longo prazo. Para o investidor, é mais vantajoso, é sempre um melhor negócio", garante. O presidente do Secovi explica que o investimento imobiliário tem dois focos: venda e locação. "O primeiro que é do ganho da valorização do imóvel deve ser feito com perspectiva de retorno de longo prazo. Na locação, você conta com esse processo de valorização a longo prazo, mas conta também com uma remuneração de curto prazo", afirma.

Erro

No entanto, é preciso entender do mercado de imóveis para conseguir fazer um bom negócio. "Um erro comum, e que existe em outros investimentos, é fazer um investimento sem o auxílio de um profissional. Afinal, quando alguém quer investir na bolsa, procura um corretor da bolsa. Agora, no imóvel a pessoa sempre acha que entende, esse é um erro que deveria ser evitado. Se você está procurando um imóvel para investir, é interessante procurar um especialista", orienta Bernardes.

Declare fim às dúvidas!

De acordo com o diretor de uma imobiliária em Americana, José Roberto Renesto, antes de comprar um imóvel, seja para venda ou locação, o investidor deve ficar atento quanto ao valor, localização e condições do imóvel. Agora, se você está com dúvidas e não sabe se adquire um terreno, um apartamento na planta ou uma casa, confira as dicas do profissional.

- Terreno: a melhor opção para investimento em terrenos é na ocasião do lançamento do loteamento. Nessa fase os preços são mais atraentes e existe a possibilidade de parcelamento diretamente com o loteador. Com a evolução das vendas e o início das construções, melhoria na infraestrutura urbana e nos serviços comunitários, ocorre uma valorização natural do imóvel, obtendo vantagens em caso de revenda.

- Na planta: a vantagem de adquirir um apartamento na planta é a futura valorização. No momento da entrega o imóvel terá um valor de revenda superior ao do lançamento. Esse investimento é mais indicado para quem não necessita usar o imóvel imediatamente.

- Casa: a residência pronta é, tradicionalmente, o imóvel mais procurado, devido aos anseios e necessidades familiares de espaço e privacidade. Quando é bem localizada, com espaço físico e de lazer, a casa torna-se um bem de fácil aceitação no mercado. A valorização é ainda maior quando se trata de uma casa num condomínio fechado, justamente em decorrência da segurança.

Curiosidade

O mercado de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo registrou a venda de 2.109 unidades em fevereiro deste ano, com crescimento de 12,8% em relação ao mesmo mês de 2011 (1.869 unidades) e de 97,5% comparado a janeiro de 2012 (1.068 unidades).

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), responsável pela pesquisa sobre Mercado Imobiliário, foi o terceiro melhor desempenho para o mês, considerando a evolução de vendas desde a mudança de metodologia, a partir de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...