SETOR IMOBILIÁRIO ESTIMULA O CRESCIMENTO DA ÁREA DE SERVIÇOS

Com mais opções de lazer e mais unidades habitacionais, condomínios aderem à terceirização de funcionários.

O mercado imobiliário brasileiro registrou um crescimento significativo nos últimos anos, sendo que especialistas apontaram um grande boom no setor. Os números comprovam o aumento no número de construções, lançamentos e negociações imobiliárias, o que tornou o Brasil o segundo lugar mais atraente para investidores estrangeiros. De acordo com dados da Associação de Investidores Estrangeiros no Setor Imobiliário, o país superou a China e os países europeus e passou a ser uma novidade para o mercado mundial no que diz respeito a aplicações em imóveis.

O interesse global no setor imobiliário brasileiro se deve a fatores como a realização de eventos esportivos - Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 -, crescimento econômico e as garantias legais. Além da valorização do capital, a segurança para investir no Brasil e as boas oportunidades de retorno do investimento no mercado de imóveis contribuíram para intensificar o interesse dos investidores. "O bom momento do setor de imóveis se reflete em outros segmentos, como o de serviços", ressalta o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas.

Com este cenário positivo, atuar na área de produtos e serviços para residências e condomínios pode ser um bom negócio. As empresas que oferecem serviços terceirizados, como limpeza, portaria, segurança e manutenção, são uma boa opção para evitar transtornos com a contratação e demissão de funcionários. "Manter um colaborador exige o conhecimento da rotina administrativa e de recursos humanos para evitar questões trabalhistas na justiça", observa Freitas, diretor de condomínios da PRIMAR Administradora de Bens.

A contratação de profissionais terceirizados também evita o desgaste causado pelos processos de recrutamento e seleção, falta de funcionários e de capacitação. A comodidade é maior e o investimento é menor. "O dinheiro gasto com a gestão dos colaboradores é maior do que com a contratação de pessoas terceirizadas. Além disso, se por qualquer motivo o funcionário se ausentar do trabalho ou estiver em período de férias, a empresa que oferece o serviço terceirizado é obrigada a repor a mão de obra", observa.

Com o aumento no número de opções de lazer e utilidades que os condomínios oferecem, é preciso ficar atento para otimizar o uso dos recursos e manter a eficiência do trabalho. Mecânicos, eletricistas, pintores e pedreiros são apenas alguns dos profissionais necessários para manter a estrutura física de todas as áreas do condomínio em dia. "As piscinas devem ser limpas com frequência, o jardim exige cuidados semanais e a dedetização e a desratização são serviços importantes para manter a limpeza, higiene e qualidade sanitária do empreendimento", acrescenta.

O ideal é contratar uma empresa que oferece mão de obra especializada para toda a parte funcional de prédios residenciais e comerciais. A qualidade do serviço prestado deve ser observada e analisada de perto pelo síndico. "Se houver irregularidades ou as determinações do contrato não estiverem sendo cumpridas, o síndico ou a administradora do condomínio deve exigir a troca do profissional ou cancelar a contratação e procurar outra empresa. Algumas questões podem ser passíveis de processos judiciais", afirma o especialista.

O segmento de seguros residenciais é outro que está se beneficiando do boom imobiliário. Com mais unidades habitacionais construídas e a sensação de insegurança nas grandes cidades, os moradores não querem correr o risco de terem prejuízos em seu patrimônio. "O seguro traz mais tranquilidade para a família e ainda ajuda a conservar o imóvel. O proprietário deve ler com atenção as cláusulas do documento contratual e ter conhecimento de todas as coberturas que estão inclusas no seguro. Isto ajuda a evitar surpresas em caso de sinistro", recomenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...