FUTURO: O MERCADO ESTÁ PROMISSOR PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS?

O setor imobiliário viveu um ótimo momento nos últimos anos e atraiu muita gente com o interesse de atuar neste segmento. Agora o mercado está mais sereno e maduro, em processo de consolidação.
Para Ricardo Paixão Barbosa, diretor da Rede Secovi de Imóveis, quem veio como flerte só porque o mercado atravessa uma boa fase certamente vai buscar outras oportunidades. “Mas quem se identificou com o mercado vai ficar e se preparar mais. O cliente hoje é mais exigente e quer uma consultoria imobiliária e não só um vendedor de imóveis”, afirma.
Na opinião de Barbosa, a busca a partir de agora vai ser mais apurada e muito mais focada na vocação. “O mercado vai procurar quem tem realmente vocação porque está estabilizado. Mas o bom corretor é ainda mais importante neste momento, porque vender imóvel no pico é relativamente fácil. Hoje o bom profissional é a diferença entre vender ou não o imóvel”, salienta.

Barbosa ressalta que há espaço no mercado e o bom profissional é um diferencial. “A especialização será imprescindível, pois não serão os aventureiros que vão se firmar neste mercado. É um mercado promissor, principalmente porque está no momento de consolidação. A dica para quem quer entrar nessa área é procurar entender o mercado e se aperfeiçoar, se especializar”, reforça.
A segmentação de mercado é um caminho, pois o profissional vai estar mais preparado para atender à demanda e satisfazer à necessidade do cliente. A tendência é a atuação em redes colaborativas, já que a taxa de conversão é muito baixa. Hoje o corretor atende muitos clientes para fazer poucos negócios. “O trabalho em rede pode ajudar a aumentar a taxa de conversão”, conclui.
—-
Post originalmente publicado em Corretor Destaque