CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE É SER UM LÍDER?



Evoluir na carreira, gerenciar equipes, fazer parte do alto escalão de uma imobiliária. Estas pretensões de liderança já passaram por sua cabeça? Trabalho com corretores de imóveis há 15 anos e percebo que é cada vez mais crescente o desejo destes profissionais se tornarem líderes.
É comum termos no imaginário que ser um líder é sempre melhor, principalmente quando se trata da remuneração. Porém, existe um grande equívoco nesta situação. Já vi grandes corretores se frustrarem como líderes. Sabe por quê? Muitas vezes, falta um entendimento sobre a real função de um líder.
Eu mesmo já sofri com os impactos da ruptura entre o papel de liderado para o de líder. E um dos meus primeiros desafios foi compreender que, enquanto corretor, os meus resultados dependiam exclusivamente da minha ação, já enquanto um líder, eles estavam ligados ao desempenho da minha equipe.

Vencido esse desafio, algumas lições importantes foram aprendidas e hoje, eu as compartilho com você.
1. Cada imobiliária tem um perfil de liderança. Compreender isto é a garantia de satisfação profissional e pessoal.
2. Liderança implica em planejar, executar e acompanhar seus liderados.
3. Um bom líder deve gostar de trabalhar com pessoas. Sem equipe não há liderança.
4. Liderar é inspirar, é gerar causa para sua equipe. O líder conquista a alma e o coração do seu liderado para uma ação conjunta.
5. Líder pensa em grupo. Os objetivos coletivos são colocados em primeiro plano, mesmo que eles não sejam o desejo principal do líder.
6. Líder faz e não manda. Para inspirar uma equipe, o líder deve saber fazer o que está sendo ordenado.
lider-trabalho-equipe
7. Um bom líder nem sempre é bonzinho. Muitas vezes, é necessário ser mais enérgico em sua postura. É preciso saber a hora de elogiar e também a de cobrar.

8. O líder tem que ter segurança para tomar as suas decisões.
9. O líder é exemplo.
10. Um bom líder não imputa a lei do “Não erramos”. Criar um ambiente onde o erro é proibido pode ser um grande bloqueio para o desenvolvimento de uma equipe. Trabalhar para que os erros não
aconteçam é fundamental, mas eles vão ocorrer. Saber contorná-los com serenidade, eficiência e respeito ao liderado é um grande diferencial.
Ser líder não é uma tarefa fácil. Os resultados chegam, mas eles vêm depois de um período de médio ou longo prazo. Contudo, um líder de sucesso acredita em seu trabalho e na capacidade de sua equipe e isto o inspira a desenvolver bem a sua função.
Se você também almeja um dia ser líder, reflita sobre estas 10 características. Se elas ainda não estão presentes em sua personalidade, tenha a certeza de que podem ser desenvolvidas.