“DICAS” AVALIAÇÕES DE IMÓVEIS


A aquisição de um imóvel é uma busca que exige disposição e paciência para encontrar a melhor opção de preço e qualidade, especialmente se deseja comprá-lo. Para ter idéia de valor, você pode recorrer a um perito que ponderará sobre os aspectos técnicos e mercadológicos para lhe dar um parecer confiável. Mas, para confirmar se o imóvel é mesmo o que procura, vá pessoalmente verificá-lo.
Para ajudar nesta tarefa, apresentamos alguns aspectos a considerar.
Atente para todos os detalhes, e não despreze os pequenos, pois podem se converter num enorme problema. Então, preveja adversidades.
Observe paredes, pintura, portas, vidros, janelas, telhado, instalações hidráulicas e elétricas, piso, quintal, jardim e tudo o mais que compuser o imóvel.
Nas instalações elétricas veja como a fiação está disposta, a qualidade dos fios e sua conservação. Fiações velhas caminham para curtos-circuitos.
Nas instalações hidráulicas dê atenção a sinais de vazamentos em torneiras, pias e banheiros, e para indícios de infiltrações.

Paredes trincadas alertam para problemas de estrutura e pinturas descascadas podem indicar excesso de umidade.
Faça visitas ao imóvel em horário diurno e noturno. Durante o dia aproveite a claridade para verificar detalhes, e se o imóvel está voltado para o sol, atestando sobre calor, sombra e arejamento, além de perceber se há aproveitamento de luz natural. À noite, é a localização que conta. Se a rua é deserta ou escura, e que pessoas circulam na área.
Vá olhar o imóvel também em dias de chuva, assim você verifica se há goteiras, excesso de umidade no chão e nas paredes, e possibilidade de alagamento da rua e do terreno.
Se o imóvel pretendido fizer parte de condomínio, certifique-se sobre segurança, vaga para veículos, e conheça as últimas deliberações do condomínio, para atualizar-se sobre os assuntos.
Examine se as despesas de condomínio estão em dia, se as taxas estão de acordo com a média local e sua viabilidade em longo prazo para seu orçamento.
Verifique junto à prefeitura débitos pendentes, restrições de uso, irregularidades nos documentos ou na área do imóvel. Tenha certeza que todos os itens atendem às suas necessidades.
Se houver algum detalhe comprometedor no imóvel que deseja comprar, não hesite em procurar outro e analisá-lo minuciosamente. Você evitará decepções e transtornos, e o sonho de obter um imóvel à altura de suas expectativas será realizado em toda sua plenitude.
Autor: Hediene Galindo
Fonte: Rua direta