APLICANDO A TÉCNICA DOS 5’S


Aplicando a técnica dos 5’S
É muito normal hoje no mercado um corretor de imóveis decidir montar sua própria empresa ou assumir a gerência de equipe de vendas em uma imobiliária. Esta nova função ou promoção na vida do corretor exige alguns critérios básicos para que tudo dê certo. O principal é possuir disciplina para organizar sua rotina diária e a da equipe.
A filosofia de administração dos 5’s surgiu no Japão na década de 50, quando o país enfrentava uma crise de competitividade pós -segunda guerra mundial. A técnica tem como principais funções facilitar as atividades, localização de recursos disponíveis e qualidade. Está técnica pode ser utilizada por qualquer pessoa, em qualquer circunstância.

São cinco palavras japonesas que formam os 5s, sendo elas:
SeiriSenso de Utilização
SeitonSenso de Ordenação
SeisouSenso de Limpeza
SeiketsuSenso de Saúde
ShitsukeSenso de Autodisciplina
seiri é senso de utilização, ou seja, deixar em sua mesa os objetos e materiais que são utilizados com frequência.  Guarde as coisas que utiliza uma vez por mês ou até menos. Terá uma mesa limpa, menos poluição visual e maior espaço livre.
O segundo passo é o Seiton – senso de ordenação, ou seja, manter a “ordem na casa”. Refere-se a organização do que você escolheu para permanecer na sua mesa.  Coloque os materiais mais utilizados ao alcance da mão. O que utiliza com menor frequência, mantenha-os afastado. Utilize porta canetas, clipes e arquivos, pois a mesa foi feita para facilitar seu trabalho e não para torna-lo difícil e confuso.
Seisou é o terceiro passo. Fala sobre senso de limpeza, mas não no sentido literal, de faxina.  Trata-se de todos os dias guardar o que se tornou obsoleto, acostumando-se a organizar suas coisas todos os dias. Inclusive dar uma checada nos rascunhos e canetas para ver se ainda funcionam ou são necessários.
O quarto passo é o Seiketsu , que ensina sobre a padronização, asseio e saúde. Neste passo a regra é padronizar as suas ações de organização e definir critérios para manter a “ordem na casa”. Os critérios são definidos por você, pode organizar seus documentos ou coisas  por cor, modelo, ordem alfabética,  data, etc. A padronização facilita o acesso aos documentos ou objetos, evitando assim os “temíveis” rascunhos.
Por último vem o quinto passo, o Shitsuke, que é o senso de autodisciplina. Você trabalhou certinho os quatro passos anteriores. O Shitsuke mostra que épreciso ter disciplina para continuar trabalhando com a  técnica e evitar “escapadinhas” ou “deslizes” e não  colocá-los em prática – lembre-se a organização é uma necessidade momentânea, por tanto, é essencial um ambiente organizado sempre para termos controle de tudo p que se passa na empresa ou com a equipe.
Se você é o gestor de uma equipe comercial, mostre aos seus colaboradores a importância dos 5’s no dia a dia da empresa e também na atividade deles. Normalmente, a otimização de tempo e a facilidade para resolver desafios são os primeiros resultados colhidos após a aplicação dos 5’S. Fica muito mais fácil quando tudo está organizado e as coisas estão em seu devido lugar. O rendimento aumenta quando os funcionários ou membros de uma equipe possuem instalações e ambientes de trabalho organizados e devidamente limpos.
A técnica dos 5’s funciona muito bem quando aplicada à sua mesa e documentações de trabalho, mas funciona melhor ainda quando aplicada também em seu computador, principalmente para manter organizadas as pastas, planilhas, controles de metas e comissões, arquivos, fichas e fotos de imóveis. Se for necessário, aplique os 5’s até mesmo na distribuição dos contatos em seu celular ou smartphone. Assim, quando você precisar ligar para alguém, não acontecerá mais de não lembrar com que nome armazenou o contato. Pense em tudo o que você pode organizar para melhorar sua vida e aplique a técnica do senso.
Na dúvida, comece aplicando em sua casa. No seu guarda-roupa defina a melhor forma para guardar seus ternos, se prefere do mais velho para o mais novo ou de cores cleans para cores fortes, enfim, o critério é seu. Faça o mesmo com suas camisas e sapatos. Organizando e mantendo a organização, irá agregar muitos benefícios para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...