QUERO SER CORRETOR DE IMÓVEIS: MEU PRIMEIRO DIA NO SALÃO DE VENDAS


Quero ser corretor de imóveis: meu primeiro dia no salão de vendas
Entusiasmo, medo, insegurança, desejo de vender e atender logo o primeiro cliente, curiosidade e o famoso “frio na barriga”, sentimentos que se misturam e instigam um corretor de imóveis em início de carreira. Encarar o salão de vendas (espaço onde ficam os corretores), eis o primeiro desafio da nossa profissão.
O salão de vendas, na maioria dos casos, parece mais uma grande confusão: telefone tocando a todo o momento, gente entrando e saindo, perguntas das mais diversas. É, isso tudo parece um pouco assustador para quem, muita vezes, está vindo de uma área de atuação bem diferente do mercado imobiliário.
Comigo foi assim e confesso que o meu primeiro dia não foi fácil. Mas não se apavore, logo esta “loucura” fará parte também do seu dia a dia e você se adaptará a ela. Todavia, até que o novo corretor se acostume com esta rotina, é preciso vencer alguns desafios. Por isso resolvi compartilhar um pouco de como foi o meu início por meio da websérie “quero ser corretor de imóveis”.

Geralmente, ao chegar ao salão de vendas, os corretores mais antigos olham para o recém-formado com desconfiança e pensam “é só mais um que chegou querendo aproveitar uma fatia do bolo” ou ainda “este só veio para atrapalhar, vai me fazer perder a oportunidade de realizar uma venda, pois tenho que passar a vez do atendimento para este corretor sem nenhuma experiência”.
Dessa forma, é comum que os profissionais mais experientes enxerguem os novos corretores como estagiários, “café com leite”, “calça branca”, “novatos”. Algo bem parecido com o que acontece na entrada da faculdade, e se sobressair diante destes rótulos é como uma espécie de trote para os calouros.
corretor-de-imoveis-salao-de-vendas
Mas hoje, compartilho com você algumas dicas que me ajudaram a superar as dificuldades destes primeiros dias da nova profissão com mais naturalidade, e que, sobretudo, me ensinaram muito sobre  o que é ser na prática um corretor de imóveis.

1. Fale pouco e ouça muito
É importante entender que estamos entrando em um ambiente desconhecido, ainda não sabemos quem é quem na equipe, portanto é necessário que nos atentemos ao nosso comportamento.
Ouça muito e fale pouco, observe os outros profissionais com um olhar de quem quer aprender. E este aprender deve estar voltado tanto para atitudes que valem a pena ser potencializadas quanto para as que devem ser excluídas do processo de consolidação de uma personalidade própria, ou seja, do seu jeito de ser corretor de imóveis.
2. Encare o seu dia como um novo aprendizado
Sempre fui curioso, mas a minha curiosidade tinha o objetivo de me levar a aprender coisas novas. Por isso, no começo da minha carreira, toda vez que um corretor mais experiente saía para um atendimento, eu pedia para ir junto. Alguns não gostavam e não me deixavam ir, mas muitos outros eram solícitos e permitiam que eu os acompanhasse na visita.
É nesta hora que o novo corretor sente na prática como o processo da venda funciona, como é feita uma abordagem e uma apresentação de imóvel. Acredito que uma das melhores formas de aprender a ser um corretor de imóveis é observar outro profissional trabalhar.
Mas atenção! É preciso saber adequadamente como pedir para acompanhar esta visita e, acima de tudo, como se comportar.
Primeiramente, seja humilde e aja com respeito. Mostre ao profissional mais experiente que o seu intuito não é “se aproveitar” do atendimento dele para conquistar um cliente e sim aprender a ser um bom corretor. Segundo, jamais atrapalhe ou se intrometa no atendimento.
Lembro que uma vez saí com um corretor para o atendimento, porém fomos no meu carro. Ao entrar, logo liguei o som e o volume estava alto. O corretor experiente e o cliente que foram comigo tentavam conversar, mas o som atrapalhava. O meu colega, claro, não gostou nem um pouco da situação, e com  olhar de repreensão desligou o rádio e depois do atendimento chamou a minha atenção.
Logo, mais uma importante lição aprendida: deixe quem tem mais experiência direcionar o atendimento. E aqui, aquela velha máxima se encaixa perfeitamente: “muito ajuda quem não atrapalha”. #ficadica.
3. Cuidado ao concordar com as pessoas
Não se feche para os novos colegas de trabalho, mas em um primeiro momento tenha uma atitude cautelosa, pois como dito acima, você ainda não conhece as intenções dos seus companheiros de equipe.
Muitos profissionais vão te ajudar neste processo de adaptação, mas há também aqueles que não querem ver o seu  sucesso, pois não te enxergam como parte importante para o crescimento da equipe, e sim como um concorrente perigoso.
Certa vez, um corretor mais experiente puxou conversa comigo e veio logo dizendo “nossa! O mercado está ruim”, e eu, ingenuamente, concordei por ainda não ter muito coisa para conversar, afinal, estava chegando à imobiliária.
Esta conversa chegou aos ouvidos do gerente e a impressão que ficou era de que eu, recém-chegado, era um pessimista em relação ao setor. Ou seja, uma simples concordância ganhou uma conotação negativa aos olhos do meu superior, o que gera um clima de tensão muito ruim para um principiante.
Com esta experiência, aprendi que muitas vezes é melhor você mudar de assunto e ser mais neutro até que consiga se estabelecer na equipe. E há só uma forma de fazer isso: mostrando trabalho.
Estas três dicas foram fundamentais para o desenvolvimento da minha carreira. No começo, os desafios parecem que nunca serão vencidos, mas com o passar dos dias e  o comprometimento efetivo com a consolidação de uma trajetória bem sucedida no mercado imobiliário, vamos percebendo que somos capazes de conquistar o nosso espaço.
É essencial aproveitar todas as experiências dos primeiros dias na nova profissão para aprender lições que fundamentarão todo o caminhar no mercado imobiliário. O corretor iniciante deve saber canalizar toda disposição e entusiasmo com esta nova etapa da vida em prol de uma carreira sustentada. Este é um momento único para construir o pilar do seu crescimento profissional.
Jogue-se, quebre regras e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...