CORRETOR DE IMÓVEIS PODE SER AVALIADOR? AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Tire suas dúvidas com o Imobex sobre avaliação imobiliária e saiba como o corretor de imóveis pode ser avaliador.
Quando se fala em avaliar um imóvel, muitas pessoas ficam em dúvida em quem consultar para definir o melhor valor da propriedade a ser vendida. A avaliação imobiliária requer técnicas e habilidades específicas, sendo o corretor de imóveis um dos profissionais mais indicados para estipular o valor de mercado de um imóvel.
Cada vez mais a profissão de avaliador imobiliário vem ganhando espaço entre os corretores. No entanto, o corretor de imóveis que deseja exercer esse ramo precisa saber que existem certas exigências que garantam sua atuação.
Confira o post que o Imobex preparou sobre avaliação imobiliária e tire suas dúvidas sobre como o corretor de imóveis pode ser avaliador:
O que é avaliação imobiliária?
A avaliação imobiliária consiste em definir de maneira técnica o valor estimado de mercado de um imóvel, seja ele urbano, rural, residencial, comercial ou industrial. Sua função não se limita apenas em situações como operações de compra, venda ou aluguel, mas também em questões relacionadas ao âmbito judicial, tais como inventários, cobrança de tributos, seguros e hipotecas.

O corretor de imóveis pode ser avaliador imobiliário?
Até 2006, a avaliação imobiliária era uma atribuição exclusiva de engenheiros e arquitetos. No entanto, com uma resolução expedida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), a atividade de avaliador passou a ser concedida também pelos profissionais corretores de imóveis.
Uma lei anterior já definia a competência do corretor de imóveis para opinar quanto ao valor de comercialização de uma propriedade. Entretanto, ainda não eram definidos os critérios para a elaboração do parecer técnico de avaliação imobiliária. Com a nova resolução, fica estabelecido os requisitos necessários e a formação exigida para a atuação do corretor de imóveis na atividade de avaliador.
Como o corretor de imóveis pode ser avaliador?
Para que o corretor de imóveis conquiste o título de avaliador imobiliário, é necessário que este profissional esteja devidamente inscrito em seu Conselho Regional (CRECI) e tenha formação de curso superior em Gestão Imobiliária ou especialização em Avaliação Imobiliária. Após isso, alguns documentos deverão ser encaminhados ao CRECI, para que sejam analisados e aprovados junto ao Cofeci.
Uma vez comprovados todos os requisitos, é concedida ao corretor sua certificação de registro de avaliador imobiliário, além de sua inclusão no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (Cnai). Com este cadastro, será possível que o cliente encontre com facilidade a relação de avaliadores inscritos em sua região, bem como garantirá a ele uma maior segurança na hora de consultar e contratar um avaliador imobiliário.
Avaliação imobiliária exige conhecimento
Vale ressaltar que a avaliação imobiliária é uma atividade que requer procedimentos e técnicas especializadas, sendo de fundamental importância que o corretor de imóveis tenha total conhecimento no mercado imobiliário e vivência profissional.
banner-curso-de-avaliação
Analisar o setor, conhecer profundamente o mercado local, estar atento às constantes mudanças no ramo, identificar quais são os imóveis que estão em alta, ter uma boa noção dos valores praticados na região e um maior entendimento do setor da construção civil local são funções de grande importância da avaliação imobiliária. Por isso, além do conhecimento adquirido em sua capacitação e formação como avaliador, cabe ao corretor de imóveis dedicar-se permanentemente nessa atividade que vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais do ramo imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui a sua mensagem. Agradeço a sua visita.

LANÇAMENTO - CONDOMÍNIO FECHADO - VARANDAS DOS JEQUITIBÁS - HOME RESORT

O Loteamento Fechado projetado como um Resort, integra de forma harmoniosa a vida da metrópole com a natureza exuberante, em ter...